quarta-feira, outubro 31, 2007

Entre risos, quereres e prantos,
Minha angústia
Se perdeu entre sonhos,
Entre manias de signo, e afins...
Minha angústia se esconde em mim.
Pero sigo buscando la miel
En mis deseos estoy ahogado
Y los amores, mis frutos podridos
Me encantan, me vuelven chiflado
Mis ojos se quedan cerrados...
Así me duermo. Que venga mañana!
Con nuevos sueños, nuevos deseos...
Y que mi felicidad sea temprana
Y no se acuerde del pasado tan feo
Y del dolor que me ahogó los sentidos
Lo acepto, y sigo viviendo
Por que así lo es que lo quiso
Nuestro amado Señor Jesús Cristo!

-João Gabriel F. de Novaes Gomes

segunda-feira, outubro 29, 2007

Samba Canção

Um filme de baixo orçamento sobre um filme sem orçamento algum.

Esse foi o grande desafio da produção de Samba-Canção. Estúdios improvisados, equipe disposta e muita criatividade. Rodado originalmente em vídeo, super-8, 16 e 35mm, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2000, o filme foi sendo montado até janeiro de 2001, quando foi completamente transposto para o formato da tela grande. Samba-Canção foi finalizado em julho de 2002 e agora parte para a batalha da distribuição. Samba-Canção tem ângulos inusitados da cidadezinha mineira de Belo Horizonte, com cenas filmadas no terraço do edifício Acaiaca - coração da cidade, cenas do nosso Cristo Redentor (yes, nós temos um Cristo!) no Bairro Milionários, e na hoje pacata Vila Militar no Bairro da Graça. A Boca do Lixo, em São Paulo, reduto do cinema marginal, foi o palco do encontro entre o nosso Zé Rocha e o mestre José Mojica Marins. Foi ainda em Caraquatatuba, que o intrépido Zé Rocha apresentou seu roteiro para Lila Lessa, a famosa atriz-de-novela-das-seis, sua futura sonhada estrela.35mm, 85 min, cor, dolby digital, 2002, Brasil. As aventuras e desventuras de um cineasta brasileiropara produzir seu primeiro filme.

O filme.

Zé Rocha está tentando produzir Samba-Canção, seu primeiro longa-metragem. Diante dos obstáculos e sucessivos cortes de orçamento, nosso artista vê seu filme ser gradualmente diminuído em seu formato - de uma grande produção em 35mm colorido, seu sonho passa a ser preto & branco, 16mm, super-8 e, finalmente, vídeo. Ao lado de Edna Marla, produtora que busca a fórmula da emulsão cinematográfica 100% nacional, de Dona Martírio, mãe e ex-militante de esquerda, de Guará Rodrigues, astro do cinema marginal, e Lila Lessa, estrela da novela das seis, estratégias e planos mirabolantes são desenvolvidos, para vencer a verdadeira batalha que se tornou fazer cinema no Brasil.

Primeiro longa do premiado diretor Rafael Conde, Samba-Canção é uma comédia sobre as trapalhadas cotidianas de um jovem cineasta.
Elenco: Nivaldo Pedrosa, Yara de Novaes, Teuda Bara, Carolina Duarte e Guará Rodrigues.Participação especial de Gorete Milagres, Rogério Cardoso, Maurício Tizumba e Zé do Caixão.